top of page
  • Metalli Aços

5 curiosidades sobre o aço que você pode nem imaginar



É indiscutível que o aço carrega o peso do crescimento e evolução de toda a civilização e suas tecnologias. De tampinhas plásticas a automóveis e até mesmo construções astronômicas como o Empire State Building, o aço está em todo o lugar...

Mesmo assim, muitas vezes não fazemos ideia do que compõe esse material, ou do que as suas propriedades representam. Pois isso acaba hoje, porque você está prestes a conhecer 5 das mais interessantes curiosidades sobre o aço!


1 – O aço de hoje não é como o de antigamente

E nesse caso, isso é bom!

Pode-se dizer que a história do aço começa há mais de 4.000 anos. Logo, é lógico que o material sofreu evoluções e alterações: em 1856, por exemplo, Henry Bessemer desenvolveu um método que possibilitou a existência da indústria siderúrgica moderna.

Estudos são realizados constantemente para que o aço tenha um desempenho cada vez melhor: hoje, além de ser muito mais forte que o ferro, ele é três vezes mais leve do que costumava ser.


2 – E por falar em força...O aço ganha do ferro em 1.000 vezes

Quando submetido ao teste de resistência à tração, o aço é capaz de suportar 1.000 vezes mais do que o ferro em sua forma pura. E o mais interessante é que isso se dá por uma “pequena” diferença de carbono a mais.


3 – O carbono é ponto-chave

Já vimos que uma pequena quantidade de carbono adicionada ao ferro pode resultar em força para dar e vender. Mas não é só isso: o teor do carbono, que pode variar de 0,02% a 2,14%, afeta diretamente em diversas propriedades do aço.

Algumas delas são a ductilidade, usinagem, soldagem, suscetibilidade à ferrugem e corrosão, dentre outros.


4 – Existem mais de 3.500 tipos de aço

Além do teor do carbono, outros fatores como elementos de liga são responsáveis por atribuir certas características aos tipos de aço. De acordo com a World Steel Association (WSA), hoje existem aproximadamente 3.500 tipos de aço para mais.

Essa variedade explica o motivo do aço ser aplicado em tantos setores industriais: você certamente encontrará aços para qualquer finalidade. E nossa equipe técnica pode te ajudar a encontrar a peça perfeita!


5 – O aço é extremamente reciclável e reciclado pelo mundo todo

Já que pode ser fundido, o aço é facilmente reciclado. E é o que acontece – cerca de 60% do aço global é reciclado e reutilizado.

O American Iron and Steel Institute (AISI) informa que um carro pode ser convertido em até quatro postes de energia. E vale ressaltar que o aço não perde sua força quando passa por esses processos!


6 – A elasticidade do aço é superior à da borracha

Estranho, não?

Nem tanto, quando nos recordamos do que elasticidade representa: capacidade que um determinado material tem de voltar à sua forma original após ter sofrido deformação por tensão.

Sim, o aço retorna à sua forma original mais rapidamente do que a borracha!


7 – Todo aço expande quando exposto ao calor

Algumas ligas são mais afetadas do que outras, mas tanto o ferro quanto o aço sofrem expansão ao serem aquecidos. Acontece que o fenômeno é tão sutil que pode passar despercebido no cotidiano, apesar de ser muito bem calculado quando trabalha-se com precisão.

Para se ter uma ideia, no verão, a Torre Eiffel torna-se 15cm mais alta – não muito, quando levamos em conta seus esmagadores mais de 300 metros de altura.


Esperamos ter ajudado você com nosso conteúdo. Aproveite para acompanhar também nossas redes sociais! @metalliacosespeciais | Metalli Aços Especiais



14 visualizaciones0 comentarios

Comments


bottom of page