top of page
  • Metalli Aços

Indústria calçadista promete aquecer o mercado em 2023


2021 foi o ano em que o setor calçadista iniciou seu processo de recuperação, com um aumento de 9,8% na produção de calçados, se comparado com o ano anterior.

Ainda em ritmo de recuperação, a previsão de crescimento da indústria para este ano é de 1,8% a 2,7%. Assim, o ano de 2022 deverá encerrar com uma produção entre 820 milhões e 828 milhões de pares e essa evolução promete seguir em linha crescente no ano de 2023.

Contudo, assim como as exportações são um dos fatores responsáveis por esse aumento na produção da indústria calçadista. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) o aumento dos embarques para os Estados Unidos tem grande influência nesse crescimento da produção.

Assim como as exportações estão tendo papel significativo no ano de 2022, as projeções mostram que essa evolução seguirá também para 2023, gerando um impacto na moda de calçados. Continue lendo para saber mais!


A influência das exportações para a indústria calçadista

As exportações têm forte influência sobre o crescimento da indústria calçadista dos últimos anos. Inclusive, de acordo com as projeções da Abicalçados, 2022 deve encerrar com um aumento de 8,4% a 10,2% na produção em relação a 2021.

Porém, como as projeções setoriais da Abicalçados são realizadas com base no crescimento dos PIBs, tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos, pois são o principal destino das exportações, esse crescimento pode dar uma desacelerada. Isso porque o baixo crescimento do PIB, em comparação com 2021, deve impactar também o setor calçadista.

De qualquer forma, isso não quer dizer que o setor vai estagnar, pelo contrário, vai continuar em linha crescente, mesmo porque a previsão de crescimento do PIB brasileiro para 2022 é de 0,5%. Somando a isso, há também a influência das exportações, puxando o crescimento da produção de calçados e contribuindo para o crescimento de projeção de 2,6%. Crescimento esse que deverá permanecer em ascensão no ano de 2023.


O crescimento da indústria de calçados em 2023 e o impacto na moda

No último SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado, realizado em maio de 2022, ficou claro o desejo de compra do setor de varejo. No evento, lojistas de todo o Brasil tiveram a oportunidade de conhecer os lançamentos e tendências em calçados para a primavera/verão 2022/2023.

A feira contou com vendas acima da média e resultados 30% maiores do que a última edição do mesmo evento que aconteceu presencial em 2019. Esses resultados por si só já mostram uma clara expectativa de crescimento do mercado.

Ainda, as previsões de crescimento da indústria calçadista para 2023 são tão positivas que a primeira edição da feira já está marcada para o dia 23 de novembro de 2023.


15 visualizaciones0 comentarios

Comments


bottom of page